Seguir o blog

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

25 ANOS SEM LOURO DO PAJEÚ

Você sabe quem foi Louro do Pajeú?
Louro do Pajeú, de batismo Lourival Batista, nasceu no dia de reis de 1915 e partiu para a Eternidade no dia 5 de dezembro de 1992. Ele foi o mais velho dos 3 mais famosos irmãos do repentismo brasileiro. Num passeio pelo Ceará, conheceu uma jovem chamada Helena, que vinha a ser filha do legendário repentista Antônio Marinho ( 18087-1940).
Louro teve 8 filhos com Helena. Uma de suas crias, Bia, casou-se também com um repentista, Zeto, com quem teve um filho a quem deu nome de Antônio Marinho, em homenagem ao seu avô.
Uma família incrível de poetas repentistas, seres privilegiados que desceram do Olimpo para nos encantar.
Eu conheci Dimas e Otacílio (foto acima).
Louro ficou famoso como o rei dos trocadilhos. E o legendário Antonio Marinho ganhou sabe-se lá de quem o apelido de o Águia do Sertão. À viola era rápido que nem um raio. Poucos poemas sobraram, pois ele não tinha preocupação de mantê-los vivos na memória ou publicá-los. Na interpretação do seu xará bisneto, eis uma amostra:




Um comentário:

  1. Sobre LOURIVAL BATISTA algumas informações e versos soltos são encontrada(o)s em ANTOLOGIAS DE POETAS CANTADORES, em livros escritos por apologistas (ex: Documentário Antológico dos Cantadores, do José Luiz Filho - Zezé, 1994) e no DICIONÁRIO BIO-BIBLIOGRÁFICO DE REPENTISTAS E POETAS DE BANCADA (1978), do Átila Almeida e José Alves Sobrinho.
    Kydelmir Dantas
    Nova Floresta-PB

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS