Seguir o blog

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

HEROÍNAS E SABIÁS DO BRASIL

Se não fosse pelos políticos que escolhemos, que sempre escolhemos, o Brasil seria de fato uma maravilha, certo?
O Brasil nos seus quinhentos e poucos anos de invasões estrangeiras é um Brasil de lutas e muitas desigualdades. Mas neles também se acham muitas coisa boas, válidas. É um país incrível, sob todos os aspectos, é ou não é?
No livro Dicionário das Batalhas Brasileiras, o autor Hêrnani Donato provou, através de documentos, que no Brasil ocorre movimentos armados, guerras, etc. todos os dias. É incrível ou não é? O livro tem umas mil páginas e foi lançado pela editora IBRASA.
Há muitos heróis e heroínas no Brasil.
Você, meu amigo minha amiga, já ouviu falar na primeira  soldada brasileira, Maria Quitéria, que lutou pela nossa independência? 
Você, meu amigo minha amiga, já ouviu falar em Barbara Pereira de Alencar, a primeira presa política do País? Ela era avó do escritor cearense José de Alencar e cabeça da Revolução Pernambucada de 1817 e do Movimento Confederação do Equador, 1824.
E da primeira maestrina brasileira, Chiquinha Gonzaga? Ela, aliás, foi também compositora e autora da nossa primeira marchinha de carnaval: Ó Abre Alas.
E de Branca Dias?
Pois é, há muitas interrogações na história do Brasil. Uma dessa interrogações pode se findar com as pesquisas que estão sendo feitas em torno de um achado em Olinda, PE. Trata-se de escombros do que pode ter sido a primeira sinagoga em solo brasileiro. No local é possível que tenha vivido a cristã-nova Branca Dias, personagem inserida na cultura popular do Nordeste.
Branca Dias, segundo o históriador José Joffely, era paraibana como ele, aliás.
Na Paraíba houve outras personagens incríveis como a poeta Anayde Beiriz, personagem de grande destaque na política daquela terra e presente no documentário Paraíba Mulher Macho, da diretora Tizuka Yamasaki.

Branca Dias se acha nas páginas do romante A Pedra do Reino do conterrâneo Ariano Suassuna.
Ah! Você sabia, meu amigo minha amiga, que Nova York foi fundada por judeus pernambucanos e que o Judaísmo foi criado 18 séculos a.C. Essa é a religião mas antiga.

PIPILAR DE SABIÁS

Ali pelas duas da madruga de hoje, acordei com o gostoso pipilar de sabiás. Sabiás fazem ponto nas árvores aqui em volta de casa. Pois é todo o dia é assim. Eles pipilam durante 40 minutos e até uma hora depois silenciam e voltam umas duas horas depois. Uma beleza!
E há quem não goste de canto de passarinho! Pode?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS