Seguir o blog

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

ESTADO NOVO NUNCA MAIS!

O dia de hoje, 10 de Novembro, marca a instalação do famigerado sistema de governo que ficou conhecido como Estado Novo.
O gaúcho Getúlio Vargas (1882.-1954), começou a habitar o mundo da história logo após aplicar um golpe que o levou ao poder em 1930. Depois anos depois, ele botou para quebrar em São Paulo e noutros pontos do país.
A Constituição de Vargas foi uma dolorosa piada, e também um golpe, que fez o povo brasileiro sofrer profundamente.
Com o advento do Estado Novo, as liberdades no Brasil foram suspensas. O Congresso foi fechado etc. Em contraponto, os trabalhadores passaram a ter benefícios. Pois é.
Nesse mesmo ano de 1937, portanto há oito décadas, o Brasil começava a respirar ares sufocantes.
O Estado durou até 1945.
A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler em 1939. Por esse mesmo tempo o fascismo ganhava força com a cara feia de Mussolini.
Getúlio caiu em 1945 e voltou em 1951, para 3 anos depois dar um tiro no peito e morrer.
A ascensão de Vargas ao poder coincidiu com o reconhecimento da força do rádio e firmação do disco e do cinema nacionais.
O poeta Carlos Drummond de Andrade atuou no governo Vargas como chefe de gabinete do ministro Capanema, da Educação.
O maestro Villa-Lobos também deixou sua marca no governo Varguista. 
Foi Villa-Lobos quem levou o canto orfeônico às escola. E é dele a pesquisa que fez no interior da Paraíba que resultou num monte de cantigas populares do mundo infantil.
Getúlio Vargas, quem não sabe, entrou para a história como uma espécie de paizão dos pobres. Seus discursos, aliás, começavam sempre com um chavão: "trabalhadores do Brasil". Muitas músicas foram compostas em sua homenagem ou inspiradas nele como O Retrato do Velho, lançada pelo rei da voz Francisco Alves, ouça:


Outra músicas, muitas outras músicas foram feitas por inspiração do populista gaúcho, como O Bonde de São Januário (ouça abaixo com Cyro Monteiro e Ataulfo Alves).


Nenhum governo ditatorial é bonzinho.
Todo governo personalista é ditatorial.
Democracia é outra coisa.
Encero este texto com uma dúvida: se a democracia surgiu na Grécia antiga, por que na Grécia antiga havia escravos e por que Sócrates foi condenado à morte só pelo fato de levar jovens a pensar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS