Seguir o blog

domingo, 12 de março de 2017

OLINDA EM FESTA, VIVA OLINDA!

Pela ordem, as primeiras cidades fundadas no Brasil foram estas: São Vicente, SP (1532), Olinda, PE (1537), Santos, SP (1543), Salvador, BA (1549), São Paulo, SP (1554), Rio de Janeiro, RJ (1565), Paraíba,PB, (1585)...
Em 1534, a Coroa portuguesa criou o sistema de capitanias no Brasil.  O fidalgo Duarte Coelho ganhou do rei Dom João III a capitania de Pernambuco. Para assumir as terras, ele desembarcou no País em 1535. No dia 12 de março de 1537, Olinda estava criada. Hoje, portanto, é aniversário da cidade pernambucana conhecida internacionalmente por  muitas razões, entre as quais como "a terra dos bonecos gigantes".
Mas, segundo a história, a coisa não correu de forma assim tal simples, não. Houve guerras e mortes, incluindo o fuzilamento de Frei Caneca.
Em 1630, os holandeses invadiram as terras pernambucanas e tacaram fogo em toda Olinda. Destruição total. Poucos anos depois, porém, os portugueses e índios locais puseram pra correr os holandeses e seu chefe, Nassau.
Dom Helder Câmara foi o arcebispo de Olinda e Recife por muito tempo.
Olinda é cantada e decantada desde sempre.


CORDEL DE LUTO
Foi sepultado hoje, em Terezinha, PI, o corpo do cordelista Pedro Costa. Pedro era do interior do Piauí e ganhou notoriedade em 2003, quando arrebatou o primeiro lugar no 2º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, promovido por mim e apoiado pela CPTM e Metrô. Pedro ocupava uma das cadeiras da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ABLC. Sem dúvida ele foi um grande representante da cultura popular brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS