Seguir o blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

É POSSÍVEL VER ALÉM DOS OLHOS?



Neste mundo de Marias e Josés, vê quem quer; quem não quer não vê.
A cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo. Dentre essas, uma criança a cada um minuto. No total, segundo dados da Organização das Nações Unida s- ONU, são mais de quarenta milhões de pessoas cegas habitando este nosso mundinho tão desigual.
Esses dados são de uma década atrás.
No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, no Brasil indicam que há 1,2 milhão de pessoas totalmente cegas. Os dados são de dez anos atrás. Acrescentem-se a esses dados o número igualmente controverso de cerca de 7 a 9 milhões de pessoas que vivem com dificuldades visuais graves. Pessoas com visão baixa, por exemplo.
Por que as pessoas ficam cegas?
Neste mundo atribulado e de concorrências desiguais, há quem tem olhos e parece insistirem a não ver. Nossos últimos governantes, por exemplo.
O poeta português Camões, que perdeu a visão de um dos olhos numa guerra, de flechada, via mais do que milhões e milhões de pessoas da suas época; e de hoje também.
E assim como Camões, nossos compatriotas Aderaldo, Patativa, Oliveira, e tantos e tantos veem com os olhos da memória e da imaginação, quer dizer: os olhos muitas vezes servem apenas para enfeitar a cara, da gente.
E num tá bom?
A luz de meus olhos bateu asas e voou. Foi pra longe. Mas eu que não sou besta, não corri atrás. E mergulhei num mundo diferente, curioso, cheio de novidades e luzes diferentes. Pois, enfim...

Eu vejo com teus olhos
E caminho com meus pés
É teu meu pensamento...

Vocês, amigos e amigas, já ouviram falar de Maroca, Poroca e Indaiá? Pois bem, as três são irmãs. Nasceram sem luz nos olhos no sertão da Paraíba. Cresceram plantando e da roça tirando o sustento e da esperança, o futuro. E vejam só, a Paraíba é uma terra de luz, é ou não é?
Uma perguntinha bem besta:
Vocês que me leem acham que a maioria dos políticos que nós elegemos, nas várias esferas, são cegos ou videntes?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS