Seguir o blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CTN LANÇA 1º FESTIVAL DE CORDEL, EM SAMPA

No próximo dia 11, às 19 horas, será lançado o 1º Festival de Cordel em São Paulo, com o objetivo de reunir, premiar e divulgar as melhores obras dos autores concorrentes.
A promoção é do Centro de Tradições Nordestinas, CTN, localizado à rua Jacofé, 625, bairro do Limão, na capital paulista.
Poetas cordelistas, profissionais ou amadores, estão, desde já, convidados a participar desse evento e, naturalmente, concorrer ao festival, cujas inscrições se estenderão por um mês (até 11 de setembro).
O regulamento pode ser lido no site www.festivaldecordel.com.br
Farei uma palestra de abertura, antes de ser servido um coquetel aos presentes.
A última vez que idealizamos e realizamos um concurso do gênero, com apoio da Companhia do Metropolitano de S. Paulo (Metrô) e da CPTM, foi em 2003.
Na ocasião, foram escolhidos por uma banca de especialistas e premiados os 20 melhores textos inscritos.
Posteriormente, esses textos foram impressos na forma de folhetos e distribuídos gratuitamente na rede pública de ensino do Estado, no total de 210 mil unidades acopladas em 10 mil caixinhas especiais.
Desse 1º Festival de Cordel, também deverão ser escolhidas as 20 melhores obras.
Dessa vez, os textos escolhidos também serão distribuídos de graça nos pontos de cultura e bibliotecas públicas.
Além do concurso em si, a iniciativa levada à pratica pelo CTN será enriquecida por uma oficina de cordel e xilogravura, saraus e sessões de cinema em vários pontos da cidade.
Um dos filmes exibidos no correr do festival, Saudade do Futuro, dirigido por Cesar Paes e Marie Clémence, inédito no Brasil, teve por base um dos meus livros (A Presença dos Cordelistas e Cantadores Repentistas em São Paulo).
Cópia desse filme em DVD pode ser adquirido na França, através de pedido à Livraria Cultura de São Paulo.
A produção executiva do 1º Festival de Cordel é da produtora cultura Andrea Lago.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS