Seguir o blog

sábado, 28 de novembro de 2009

PAULO BENITES GANHA PRÊMIO DE TECNOLOGIA

Empreendedor.
Esse é um dos adjetivos correntes da nossa língua que melhor identificam o irrequieto paulistano Paulo Assis Benites, profissional gabaritado da turma de Engenharia Elétrica da Universidade de Mogi das Cruzes formada em 1990, com mestrado e doutorado chancelados pela Universidade de São Paulo, USP, em 1992 e 1995.
Aos 41 anos de idade, Paulo vem se destacando intensamente na vida brasileira como um dos mais ousados empreendedores do campo da engenharia elétrica e da tecnologia de ponta, isto é: a ver com o que há, hoje, de mais moderno e prático no mundo todo, especialmente no setor que tão bem domina ao lado de mais de 800 pessoas de sua confiança, absolutamente bem-preparadas para atender o que for necessário num raio de atuação que abrange alguns países, entre os quais Argélia, Venezuela e Colômbia.
A sua empresa, a Trends – que integra uma holding em que se alinham harmoniosamente outras empresas, como a Atlantis Sistemas de Gestão, a Atex do Brasil, a Principia Software e a Serviços Digitais – tem raízes fincadas na capital paulista há mais de dez anos, tempo que suficientemente a capacitou para atuar com categoria e zelo no concorrido e complexo meio da engenharia elétrica e da tecnologia avançada como uma das empresas mais respeitadas do País, e que, em contrapartida, têm sobremaneira contribuído decisivamente para o bem-estar de muita gente, mesmo que essa “muita gente”, a população, no caso, não saiba disso direito, pois o seu trabalho, o trabalho da Trends, é desenvolvido de maneira quase silenciosa nos bastidores sob túneis, estações de metrô etc., desde a sua sede na capital de São Paulo a cidades da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e o Distrito Federal.
A especialidade de Paulo, pois, e do Grupo Trends Tecnologia, pioneiro no campo da consultoria de projetos de transporte e infraestrutura, é resolver problemas relacionados à operacionalidade de veículos sobre trilhos e também na área ambiental, urbana e rodoviária, incluindo corredores de ônibus e terminais como o de Santo Amaro, localizado no bairro de mesmo nome e o mais populoso da capital paulista, na zona Sul.
Noutras palavras: onde há problemas, é fácil encontrar Paulo Assis Benites às voltas com processos de solução, a qualquer hora do dia ou da noite de qualquer dia, seja em qualquer de suas empresas, seja nos aviões que ora o levam com freqüência à China, à Coréia do Sul, Portugal ou Estados Unidos, países com os quais mantém compromissos de parceria profissionais de grande importância também para o Brasil.
À China, por exemplo, Paulo Benites viajou três vezes em menos de um ano. E também ao Japão, Alemanha etc. ele viajou.
Como resultado de suas últimas viagens à Coréia, se concretizará até março do ano que vem mais um de seus projetos: o que visa, exatamente, a implantação de um revolucionário sistema tecnológico d e fechamento de plataformas do Metrô de São Paulo, de forma que quando se abrirem as portas dos trens serão abertas também as portas das plataformas...
É aguardar para ver e desfrutar desse novo benefício que será oferecido aos 3,5 milhões de usuários/dia do metrô paulistano, um dos cinco mais seguros, asseados e pontuais do planeta.
Trabalhei nele...
Um dos principais compromissos pessoais de Paulo na vida brasileira é o de trazer know-how e aumentar a participação da engenharia nacional nos projetos que vem desenvolvendo. É dele, Paulo, a urgência de operacionalizar a nossa infraestrutura para que possamos nos tornar, como ele diz, no big player que todos esperamos. Tarefa árdua, sem dúvida, pois é de se considerar que ainda nesse ponto estamos um pouquinho atrasados...
Os projetos da Trends são muitos.
O trem de alta velocidade, por exemplo, popularmente chamado de trem-bala, que deverá deslizar sobre trilhos entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, contará com a contribuição do Grupo, que no momento participa da modernização da rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, CPTM, e da implantação de um moderno sistema de energia e ventilação das linhas 2-Verde, 4-Amarela e 5-Lilás.
Por isso, e não à toa, Paulo Assis Benites, que faz parte do Conselho-diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos, ANTP, e integra o quadro de associados União Internacional de Transportes Públicos, UITP, acaba de ser escolhido por uma comissão de alto nível para receber no Dia do Engenheiro, 11 de dezembro, o Prêmio Personalidade da Tecnologia 2009, oferecido anualmente pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, desde
1987, aos profissionais que se destacam no setor.
E tenho dito!
Detalhe 1: dentre todTos os agraciados até agora, Paulo é o mais jovem.
Detalhe 2: a inteligência e a sensibilidade de Paulo na geração e concretização de grandes idéias não se limitam ao campo da engenharia e tecnologia. Estendem-se também ao campo das artes, pois além de ser um exímio pianista apaixonado pela obra de Zequinha de Abreu – a sua interpretação para o chorinho Tico-Tico no Fubá é excepcional –, ele desencalha projetos culturais que têm a ver com a preservação da cultura brasileira. Por isso, e não à toa, fez suas empresas patrocinarem este ano a edição do livro Pascalingundum! Os Eternos Demônios da Garoa, que trata da história do mais antigo conjunto musical do mundo, em atividade ininterrupta. Aliás, o livro servirá de base para um filme. A 13 Produções já está identificando possíveis patrocinadores...
Voltarei ao assunto.

AEAMESP

Anteontem estive na festa de confraternização dos engenheiros que integram o corpo de associados da Aeamesp. Foi uma noite e tanto, ali nas proximidades da Avenida Paulista. O pau tá cantando, me dirão depois. Mas o importante é que revi grandes amigos, como Nestor Tupinambá,Peter e Belda.

2 comentários:

  1. Caro Peter

    É com muito orgulho que recebo este email com o qual pude acessar o blog do nosso amigo Assis.

    Que maravilha! A matéria está um primor.

    Não poderia deixar de tecer minha opinião sobre a escolha do nosso amigo e engenheiro Paulo Benites como Personalidade da Tecnologia 2009 do SEESP. Parabéns Paulo, conterrâneo universitário que, em pouco tempo, se destacou no setor metroferroviário valorizando, com competência, a tecnologia mundial em nosso País e, se tornando um grande empresário no setor de transporte.

    Como engenheiro atuante no Metrô de São Paulo e vice-presidente da Aeamesp (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô) digo que isto é o começo de grandes glórias que estamos vivendo e viveremos.

    Contribuiremos, com certeza, nos vários sucessos, como este do Paulo Benites, nos próximos anos.

    A Aeamesp tem um papel importante e, de muita responsabilidade, no crescimento, na valorização e na manutenção permanentes do setor metroferroviário.

    Nossa entidade se coloca a disposição de todos do setor, como sempre se colocou, fazendo parte da liderança no desenvolvimento e no crescimento do transporte público. Com destaque no metroferroviário.

    E ao amigo Assis, Parabéns pelo Blog e pelo trabalho que vc tem desenvolvido no mundo do jornalismo e da arte, aliado a nós do transporte.

    Abraços

    Jayme Domingo Filho
    Vice-Presidente Aeamesp
    Tel: 11.3284-0041 Cel: 11.9449-7710
    aeamesp@aeamesp.org.br
    www.aeamesp.org.br

    ResponderExcluir
  2. Vinicius Vaccari21 fevereiro, 2011 17:09

    Peter,
    Realmente é uma estória digna dos grandes executivos que têm o dom da comunicação e do bom relacionamento principalmente quando se trata de projetos a nível governamental. O texto é digno do brilhantismo e da inteligencia de quem o esccreve. Aproveito para sugerir um encontro com o Paulo a fim de resgatarmos parte da história que ajudamos a construir.
    Abraço,
    Vinicius Vaccari

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS