Seguir o blog

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CANTORAS DO RÁDIO, ROBERTO LUNA & PASCALINGUNDUM


Nota leve e boa é o que dou para o filme-documentário Cantoras do Rádio, que traz à tona a rainha do baião Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Ellen de Lima e Violeta Cavalcante. A direção é de Gil Baroni e Marcos Avellar, o roteiro de Mônica Rischbieter e a produção, de Laura Dalcanale. A locação foi toda feita no Rio de Janeiro, onde, aliás, as quatro artistas iniciaram e solidificaram carreira.
Da concepção até sua concretização, se passaram quase cinco anos.
Tudo começou quando Carmélia, Carminha, Ellen e Violeta subiram ao palco do teatro Rival para um show de homenagem às irmãs Aurora e Carmen Miranda e Linda e Dircinha Batista.
Além das irmãs, são lembradas no filme, de 85 minutos, a paulistana Isaurinha Garcia e as cariocas Nora Ney, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Aracy de Almeida e Dalva de Oliveira.
Após a exibição do filme, e de uma prosa com Carmélia e Carminha, que não via há muito, topei com o conterrâneo Roberto Luna, o rei do bolero. Atualizamos a conversa e fomos jantar no Bar do Nélson (Gonçalves), ali na rua Canuto do Val, onde encontrei o amigo e também conterrâneo José Nêumanne, o homem que só dá notícia direto da fonte, na Jovem Pan e SBT.
Amanhã falarei um pouco sobre Luna e do seu DVD que a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) está lançando. Coisa boa, para ver, ver, ver, ver e espalhar e guardar na “dvdeteca” pelo menos um exemplar.
Na foto, o autor e o líder do grupo musical Demônios da Garoa, Sérgio Rosa, o Serginho, no hall do teatro do SESC Pompéia, sábado 6-6 após o show de lançamento do livro Pascalingundum! Os Eternos Demônios da Garoa..

2 comentários:

  1. Beleza de página, Assis.
    Todos os sites sérios sobre música deveriam estar "linkados" a este espaço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Assis, por abrir esse espaço, e mostrar o que realmente dá gosto de ver e ler.
    Precisava existir muito mais jornalistas e escritores desse gabarito.
    Um abraço,
    Vitória

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS